metropoles.com

Caso Genivaldo tem reviravolta e governo busca irmãos para indenização

Ministério da Justiça busca contato com irmãs de Genivaldo Santos, homem negro sufocado até a morte por policiais rodoviários federais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Policiais asfixiam homem dentro de viatura, Genivaldo Santos
1 de 1 Policiais asfixiam homem dentro de viatura, Genivaldo Santos - Foto: Reprodução

Uma reviravolta jurídica fez o Ministério da Justiça mudar a estratégia na tentativa de buscar uma indenização financeira para os familiares de Genivaldo Santos, homem negro morto sufocado por policiais rodoviários federais em 2022. Agora, a pasta busca contato com os irmãos de Genivaldo.

No mês passado, a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu que Fabiana dos Santos, que se apresenta como viúva de Genivaldo, fosse excluída do processo. A AGU apontou que, na época da morte de Genivaldo, Fabiana não era mais sua esposa.

Depois desse movimento, o Ministério da Justiça passou a buscar os irmãos de Genivaldo para seguir com o processo de indenização. Genivaldo deixou 11 irmãos no interior de Sergipe. A comunicação com o grupo é difícil e tem sido tentada também pela Defensoria Pública da União.

Em outro processo, que pede que a União seja condenada por danos morais coletivos pelo assassinato, o Ministério Público Federal pediu um pagamento de R$ 128 milhões. No início do mês, os procuradores concordaram com o pedido inicial feito à Justiça por entidades antirracistas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?