CazéTV, de Casimiro, advertida por publi irregular de bebida alcoólica
A CazéTV, canal do influenciador Casimiro Miguel, veiculou publicidade de bebidas alcoólicas sem o alerta de responsabilidade social
atualizado
Compartilhar notícia
A CazéTV, canal que o influenciador Casimiro Miguel mantém no YouTube, foi advertida por veicular publicidades de uma bebida alcoólica da Ambev sem obedecer às normas vigentes para o mercado.
A advertência à CazéTV foi aprovada pela 1ª Câmara do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) na primeira semana de março.
Os anúncios, segundo o Conar, mostravam cenas de consumo da bebida alcoólica Mike’s Ice e não identificavam com clareza que a inserção tinha natureza publicitária. A publi foi veiculada sem o alerta de responsabilidade social e sem a verificação de idade no site do produto.
A CazéTV não apresentou defesa no caso.
A Ambev declarou, em sua defesa, que tinha contrato com a CazéTV, mas que as publicidades foram produzidas espontaneamente pelos influenciadores do canal, sem autorização nem aprovação prévia. Além disso, a empresa afirmou que pediu a retirada das publis ao tomar conhecimento do processo aberto pelo Conar. A Ambev, por fim, atribuiu a ausência de verificação de idade no site da Mike’s Ice a uma falha técnica.
Os conselheiros do Conar acolheram os argumentos da Ambev e arquivaram a denúncia contra a empresa. Já a CazéTV foi punida com advertência, em decisão unânime. O relatório a favor da punição do canal “destacou a ausência de defesa e o não cumprimento de algumas medidas que demonstrariam a sua boa-fé”. Cabe recurso contra a decisão.
A LiveMode, empresa parceira da CazéTV e que estruturou a plataforma de Casimiro, confirmou que houve falha em uma ação publicitária do canal. “Ela foi prontamente identificada, corrigida e não se repetiu. A LiveMode segue todas as normas aplicáveis nas suas veiculações. Este foi um caso isolado”, declarou a empresa, em nota.