metropoles.com

Candidatos do PSol defendem legalizar drogas, ao contrário de Boulos

Boulos, que defendia regulamentação das drogas, mudou de posição ao se lançar à disputa pela Prefeitura de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Nina Quintana/Especial Metrópoles @ninaquintana
Imagem colorida mostra o deputado federal Guilherme Boulos (PSol/SP) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o deputado federal Guilherme Boulos (PSol/SP) - Metrópoles - Foto: Nina Quintana/Especial Metrópoles @ninaquintana

Candidato do PSol à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos não tem defendido, como em outras campanhas, a legalização das drogas. Questionado recentemente sobre o assunto em uma entrevista a um programa evangélico de uma rádio, Boulos focou a resposta nos dependentes químicos e disse que “no caso das drogas, minha posição não é legalização, minha posição é de resgate”.

O partido de Boulos defende abertamente a legalização das drogas, assim como candidatos a vereador que têm feito campanha ao lado do deputado na capital paulista.

Para citar alguns exemplos, os vereadores paulistanos Toninho Despoli, Luana Alves e os mandatos coletivos Bancada Feminista e Quilombo Periférico, que tentam a reeleição, assinaram em maio de 2023 uma nota das bancadas do PSol que defendeu a legalização de drogas ao tratar do julgamento do STF sobre a descriminalização de substâncias para consumo próprio. Simone Nascimento, também candidata à Câmara Municipal neste ano, tem até material de campanha com a temática da legalização.

A postura de Guilherme Boulos de não defender abertamente a legalização contrasta com a posição do próprio Boulos quando disputou a Presidência, em 2018. Naquele ano, seu plano de governo defendia a regulamentação das drogas: “Quer enfraquecer o tráfico? Regulamente, legalize!”.

Nas redes sociais, o PSol dizia naquela campanha defender a legalização da maconha para uso medicinal e recreativo. “Não vamos abrir mão das nossas posições para as eleições”, publicou o partido no Facebook, em uma postagem que incluiu um quadro para dizer que Boulos era o único presidenciável a favor da legalização da droga (veja abaixo).

Boulos PSol

 

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?