Homens brancos têm patrimônio médio 245% maior que candidatas pretas
Além de terem mais bens, candidatos brancos estão mais representados na eleição
atualizado
Compartilhar notícia
Candidatos brancos declararam um patrimônio 245% maior do que candidatas pretas, segundo levantamento feito com base nas informações da Justiça Eleitoral. Além de terem mais bens, como dinheiro investido e imóveis, os postulantes brancos estão mais representados na eleição de 2022 do que as pretas.
O levantamento da consultoria de inteligência de dados Eight Analytics considerou os dados de 28,2 mil candidatos, que haviam sido encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral até a última terça-feira (16/8). São brasileiros tentando se eleger para uma vaga nas Assembleias Legislativas, na Câmara, no Senado, nos governos estaduais e na Presidência da República.
O patrimônio médio de candidatos brancos é de R$ 316 mil, ao passo que o das candidatas pretas é mais de três vezes menor: R$ 91,7 mil. Quando a comparação é apenas entre candidatos homens brancos e pretos, a diferença diminui sensivelmente: cai de 245% para 73%.
Cerca de 57,5% dos candidatos nesta eleição se declararam brancos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 43% da população brasileira disse ser branca. Os negros (pardos e pretos), por outro lado, são menos representados nas urnas. O IBGE estima que 43% da população seja parda, enquanto 30% dos candidatos se declararam pardos. Entre os negros, o número do IBGE é 10,7%. Já o de candidatos foi de 9,1%.