metropoles.com

Candidato de grupos progressistas à PGR, Bigonha tem resistência no PT

Bigonha tem bom trânsito na esquerda, mas ala mais pragmática do PT acredita que seu nome pode gerar desgaste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luca Valério/Divulgação
Foto Antonio Carlos Bigonha by Luca Valério
1 de 1 Foto Antonio Carlos Bigonha by Luca Valério - Foto: Luca Valério/Divulgação

O nome do subprocurador Antonio Carlos Bigonha, um dos cotados para suceder Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República (PGR), tem ganhado resistência na ala mais pragmática do PT. Ele é próximo a advogados do grupo Prerrogativas, que já emplacou algumas indicações no governo Lula.

O primeiro ponto negativo de Bigonha, para parlamentares, é ser classificado como militante ou muito à esquerda. O perfil buscado para PGR é de um conciliador, que não prejudique aliados, mas também não atue ostensivamente contra adversários quando chegar ao cargo.

A previsão é de que um perfil muito à esquerda vá gerar resistência no Senado, especialmente na bancada do PL, de oposição, no momento de aprovação do nome. Mas a maior preocupação é com a atuação na própria PGR, que pode gerar desgastes desnecessários.

Além disso, embora não esteja entre os escolhidos pelos integrantes do Ministério Público Federal (MPF) na lista tríplice de indicados à PGR deste ano, Bigonha também é visto como corporativista. Já presidiu a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), responsável pela elaboração da lista, e sempre esteve alinhado à classe.

A escolha é pessoal de Lula, e Bigonha tem apoiadores o suficiente no PT para estar entre os cotados. Pelos motivos acima, porém, o vice procurador-geral eleitoral Paulo Gonet segue como favorito para substituir Aras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?