metropoles.com

Candidato de Ciro Gomes no Maranhão acena ao bolsonarismo em vídeo

Preterido por Flávio Dino na eleição estadual, o senador Weverton gravou um vídeo com Marcelo Queiroga e com um quadro de Bolsonaro ao fundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
O senador Weverton em vídeo gravado ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com um quadro de Jair Bolsonaro ao fundo
1 de 1 O senador Weverton em vídeo gravado ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com um quadro de Jair Bolsonaro ao fundo - Foto: Reprodução/Instagram

O senador Weverton, do PDT, chamou a atenção por ter divulgado um vídeo ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com um quadro de Jair Bolsonaro ao fundo. O ato foi entendido no Maranhão como um aceno ao eleitorado bolsonarista. O pedetista, que será o candidato de Ciro Gomes ao governo estadual, foi preterido pelo governador Flávio Dino na disputa.

O vídeo foi divulgado nas redes sociais do senador na quarta-feira (12/1). Weverton diz que se reuniu com Queiroga para tratar do impacto das chuvas e do avanço da pandemia no Maranhão. “Os municípios, os prefeitos, precisam muito da ajuda do governo federal para que a gente continue enfrentando as dificuldades que o estado está vivendo”, disse ele. “Agora não é hora de política, é hora de todo mundo ajudar quem está precisando.”

Dino resolveu que apoiará o vice-governador, Carlos Brandão, do PSDB, na eleição maranhense. Brandão assumirá a gestão em abril, quando o governador renunciará para disputar o Senado. Dino deixou o PCdoB e se filiou ao PSB no ano passado.

Weverton tentava conquistar o apoio de Dino para se colocar como a principal opção da esquerda no Maranhão. O senador do PDT também estava em busca de uma aliança com a família Sarney, mas o deputado estadual Adriano Sarney comunicou que votará em Brandão.

Com a escolha de Dino, a direção nacional do PSDB não duvida que Brandão abra o palanque para Lula no estado. Dirigentes tucanos dizem que, por essa razão, a continuidade do vice-governador no partido é incerta.

O eleitor bolsonarista no Maranhão está concentrado em regiões onde o agronegócio é forte, como em Imperatriz, segunda principal cidade do estado. Em 2020, no entanto, Dino sofreu uma derrota na eleição à prefeitura de São Luís, com a vitória de Eduardo Braide, do Podemos, contra Duarte Júnior, que à época concorreu pelo Republicanos.

(Atualização às 11h59 do dia 15 de janeiro de 2022 – O senador Weverton divulgou um vídeo nas redes sociais para dizer que é um político que busca o diálogo e que esteve com o ministro Marcelo Queiroga para pedir ajuda ao Maranhão. “Ninguém vai tentar colocar em mim a pecha de ser governista ou não. Todos sabem a postura e a posição que eu sempre tive dentro do PDT. Sou homem de partido, homem de lado, mas também de diálogo”, disse.)

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?