metropoles.com

Governo quer começar projeto nacional de câmeras policiais na Bahia

Governo federal busca padrão nacional para uso de câmeras em fardas policiais; PM da Bahia seria a primeira a seguir recomendações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Metropoles
Foto colorida de policial militar com câmeras na farda - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de policial militar com câmeras na farda - Metrópoles - Foto: Arquivo Metropoles

O governo federal pretende usar a Bahia como teste para um projeto nacional de uso de câmeras em fardas policiais. A Polícia Militar do estado seria a primeira a seguir as recomendações do Ministério da Justiça para filmar abordagens policiais.

A licitação para a compra de câmeras policiais na Bahia está pronta e tem sido acompanhada pelo governo federal, para que a compra siga padrões que possam ser replicados em todo o país. O ministério aponta queda na letalidade em estados que usam o equipamento, como São Paulo, mas ressalva que cada governo adota critérios diferentes na operação.

O governo federal defende que os policiais não tenham a opção de interromper a gravação das imagens. As câmeras também devem garantir a privacidade do policial e da população, além de permitir enviar os arquivos rapidamente para as autoridades em apurações internas.

No último dia 12, um menino autista de 11 anos morreu após ser baleado durante uma operação da PM em Maricá (RJ). A mãe da criança, que presenciou a cena, diz que os tiros partiram da PM. Os policiais tinham câmeras nas fardas, que são analisadas pela Polícia Civil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?