metropoles.com

Câmara vota urgência de projetos de educação, sobre autismo, Enem e indígenas

Parlamentares se organizaram para a votação da urgência de projetos de educação durante a semana do estudante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
foto colorida mostra plenário da câmara dos deputados minirreforma eleitoral - Metrópoles
1 de 1 foto colorida mostra plenário da câmara dos deputados minirreforma eleitoral - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A presidente da Frente da Educação, a deputada federal Tabata Amaral, e outros deputados da Frente se articularam no Congresso para garantir as votações de urgência nesta quinta-feira (10/8) de um grupo projetos da educação, aproveitando o gancho da semana do estudante.

Hoje, entraram em pauta as urgências dos seguintes projetos: Programa Nacional de Promoção da Cultura da Paz nas Escolas; Acompanhamento terapêutico e especializado para o aluno autista; Autonomia das comunidades indígenas, quilombolas e do campo na nomeação das instituições públicas de ensino em seus territórios; Reforço complementar para preparação do Enem; Maior transparência para as atividades dos sistemas de ensino; Ensino da língua espanhola no ensino fundamental.

A Mesa Diretora da Câmara também se comprometeu a retomar a tramitação do Sistema Nacional de Educação, projeto que garante uma rede de colaboração para a construção de um sistema que considere as diferentes necessidades dos municípios, estados e União.

O outro projeto destaque da reunião foi a criação de uma poupança ensino médio, sobre o qual a Mesa Diretora também se comprometeu a retomar a tramitação. Se aprovada, a lei cria um incentivo financeiro voltado a alunos do ensino médio em situação de pobreza e extrema pobreza. Os estudantes receberão uma determinada quantia a cada série concluída e se garantirem nota na média ou superior no Enem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?