metropoles.com

Câmara vota logo mais projeto que opôs Rui Costa a Alckmin e Haddad

A discussão do Mover expôs a divisão no governo entre duas visões para o tema: de um lado Rui Costa e do outro Alckmin e Haddad

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
fabrica byd
1 de 1 fabrica byd - Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados vota logo mais, nesta quarta-feira (22/5) o texto do Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que vai criar regras para a concessão de benefícios fiscais à indústria automotiva para a produção de veículos com menor impacto ao meio ambiente.

A discussão do Mover expôs a divisão no governo entre duas visões para o tema. De um lado, Rui Costa, ministro da Casa Civil. Do outro, o vice Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e Fernando Haddad, da Fazenda.

Enquanto Costa defendia que o texto beneficiasse o carro 100% elétrico, como do da chinesa BYD, que tem fábrica na Bahia, os paulistas Alckmin e Haddad defendem que haja atenção com o modelo híbrido, mais próximo da matriz dominante da indústria nacional, de motor à combustão.

A Toyota, líder do modelo híbrido no mundo e com três fábricas no estado de São Paulo, é uma das maiores interessadas em que o Mover tenha atenção com essa segunda opção.

O argumento central de Alckmin e Haddad é que o modelo híbrido fortalece a indústria nacional e teria o condão de gerar muito mais empregos do que os carros elétricos produzidos pela BYD, que fortaleceriam na disputa mundial o modelo chinês, mas traria menos benefícios, por exemplo, para o mercado de trabalho automotivo brasileiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?