metropoles.com

Câmara vai apurar ataques nas redes de deputada xingada por Ratinho

Autores de ataques virtuais à deputada Natália Bonavides estão no alvo da Polícia Legislativa; Ratinho insinuou morte da parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mariana Taccolini/Divulgação
deputada Natália Bonavides
1 de 1 deputada Natália Bonavides - Foto: Mariana Taccolini/Divulgação

A Câmara começou a investigar ataques que a deputada Natália Bonavides, do PT do Rio Grande do Norte, sofreu nas redes sociais após ter sido ofendida pelo apresentador Ratinho, nesta quarta-feira (15/12). A Polícia Legislativa apura se os detratores da deputada cometeram crimes.

Em outra frente, a Procuradoria Parlamentar da Câmara investigará Ratinho por supostos crimes de injúria e difamação. A apuração pode ser enviada ao Ministério Público, para que o caso siga tramitando na Justiça.

Na quarta-feira (15/12), durante o programa “Turma do Ratinho” na rádio Massa FM, Ratinho xingou a parlamentar, fez ataques machistas e insinuou sua morte. O apresentador pregou “eliminar” Bonavides com uma metralhadora, enquanto seus colegas de estúdio riam das ofensas.

No dia seguinte, o MPF pediu que o MP Eleitoral apure o caso. Representantes do grupo de trabalho de Violência Política de Gênero, as procuradoras Raquel Branquinho e Nathália Mariel apontaram que Ratinho pode ter cometido dois crimes.

O primeiro, previsto no Código Penal, é o crime de violência política, cuja pena mínima é de três anos de prisão. O outro, mais brando, consta do Código Eleitoral como “assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar” uma parlamentar para impedir ou dificultar seu mandato. A pena é de um a quatro anos de prisão. Os dois crimes foram incluídos na lei neste ano.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?