metropoles.com

Câmara trava há 2 anos projeto de abertura do mercado de energia

Projeto que tramita na Câmara foi aprovado pelo Senado no início de 2021; proposta busca ampliar mercado livre de energia elétrica no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Energia eletrica
1 de 1 Energia eletrica - Foto: null

O projeto de lei que amplia o mercado livre de energia elétrica no país está travado na Câmara há dois anos. O texto foi aprovado no Senado em fevereiro de 2021.

No início de 2022, a Câmara enviou o projeto para ser analisado em sete comissões: seis temáticas e uma especial. Desde então, o texto recebeu 103 emendas.

O relator do projeto na comissão especial, deputado e ex-ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho, deixou a posição em janeiro deste ano sem apresentar um relatório. Isso atrasou a tramitação do texto.

O projeto propõe ampliar o acesso ao mercado livre de energia elétrica a todos os consumidores, inclusive os residenciais. Segundo o texto, os consumidores poderiam comprar energia de qualquer distribuidora, o que baratearia a conta de luz.

Críticos do projeto, por outro lado, alegam que no exterior a pauta já foi substituída pela transição energética. “A transição energética é a grande pauta do setor elétrico no mundo. Ninguém está interessado na liberalização do mercado hoje, um assunto de trinta anos atrás. O Brasil está andando na contramão mundial”, afirmou Ronaldo Bicalho, diretor da ONG Instituto Ilumina.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?