Câmara de Florianópolis rejeita Gilberto Gil como cidadão honorário
Câmara Municipal de Florianópolis rejeitou a proposta pela segunda vez; projeto teve oito dos 12 votos necessários no plenário da Casa
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara Municipal de Florianópolis (SC) rejeitou nesta terça-feira (14/3) conceder o título de cidadão honorário a Gilberto Gil. Esta é a segunda vez que a proposta é derrotada na Casa.
A proposta citava alguns feitos dos 50 anos de carreira do músico, como nove prêmios Grammy, 60 discos, título de Artista da Paz da Unesco, ministro da Cultura, e integrante da Academia Brasileira de Letras.
“É um artista completo, mundialmente reconhecido: cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor cultural e também tem uma significativa atuação política”, dizia o texto dos vereadores Afrânio Boppré, do PSol, e Carla Ayres, do PT.
No plenário, o projeto recebeu apenas oito dos 12 votos necessários. Foram oito votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções. Em 2020, na legislatura anterior, a Casa já havia vetado homenagear Gil. A proposta havia sido aprovada em primeiro turno, mas foi derrotada na votação seguinte.