metropoles.com

Caixa recebeu 4 relatos de assédio por dia em novo canal de denúncias

No primeiro mês de novo canal de denúncias, Caixa recebeu 125 relatos de assédio sexual e moral; presidente do banco é investigado no MPF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Pedro Duarte Guimarães presidente da caixa economica federal no governo Jair Bolsonaro
1 de 1 Pedro Duarte Guimarães presidente da caixa economica federal no governo Jair Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Caixa recebeu uma média de quatro denúncias por dia de assédio moral ou sexual entre julho e agosto, quando a estatal criou novo canal para receber esses relatos. A medida foi uma reação às denúncias de assédio moral e sexual contra Pedro Guimarães, demitido do comando do banco.

De 5 de julho, estreia do novo canal, a 5 de agosto, a Caixa recebeu 125 denúncias de comportamentos criminosos: 108 de assédio moral e 17 de assédio sexual. Dessas 125, apenas 71 já foram admitidas e começaram a ser apuradas. O restante ainda será analisado. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Em entrevista à coluna, Maria Rita Serrano, integrante do Conselho de Administração da Caixa, afirmou que havia questionado em 2020 a Corregedoria sobre denúncias contra Pedro Guimarães. O órgão negou ter recebido relatos. As denúncias contra Guimarães, entretanto, começaram a ser feitas ainda em 2019, no primeiro ano do governo Bolsonaro.

Em junho deste ano, a coluna de Rodrigo Rangel mostrou que cinco funcionárias denunciaram o então presidente da Caixa, Pedro Guimarães, por assédio moral e assédio sexual. Pelo menos uma das acusações de assédio moral foi engavetada. As investigações contra o ex-auxiliar de Bolsonaro seguem no Ministério Público Federal e no Tribunal de Contas da União.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?