metropoles.com

Caetano Veloso lança hoje no Rio coletânea de textos sobre cinema

Caetano Veloso já dirigiu dois clipes e um longa, e escreveu ao longo da vida sobre cinema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
caetano veloso
1 de 1 caetano veloso - Foto: Divulgação

Caetano Veloso lança no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (21/5), o seu novo livro, “Cine Subaé — escritos sobre cinema (1960-2023)”. O evento será no Teatro Clara Nunes, na Zona Sul da cidade, com parte do valor do ingresso revertido para o Rio Grande do Sul, através da Ação 342 RS, iniciativa 342 Artes, coletivo de artistas que também são ativistas sociais.

O livro, lançado pela Companhia das Letras, contém 64 textos (46 inéditos em coletâneas), 12 entrevistas e 76 fragmentos de opiniões de Caetano sobre filmes e diretores.

Boa parte do material era publicado no “Santamarense Archote” e em periódicos da capital baiana. São colunas de jornais, entrevistas, depoimentos e comentários que revelam as predileções e as reflexões sobre as criações de trilhas e o repertório cinematográfico do compositor.

Além desse material, “Cine Subaé” também conta com três argumentos escritos por Caetano que nunca foram rodados. Ele já dirigiu dois vídeoclipes e o longa “O cinema falado”, em 1986.

O texto de orelha é assinado pelo cineasta Orlando Senna, editor de algumas das primeiras críticas publicadas pelo artista na imprensa baiana. Caetano escreveu um texto inédito para a contracapa.

A obra é organizada por Claudio Leal e Rodrigo Sombra, que estarão no lançamento e vão participar de um bate-papo com Caetano. A dupla selecionou textos que discutem os trabalhados de Carmen Miranda, Federico Fellini, Glauber Rocha, Jean-Luc Godard, Kléber Mendonça Filho e Woody Allen.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?