Caetano Veloso lança hoje no Rio coletânea de textos sobre cinema
Caetano Veloso já dirigiu dois clipes e um longa, e escreveu ao longo da vida sobre cinema
atualizado
Compartilhar notícia
Caetano Veloso lança no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (21/5), o seu novo livro, “Cine Subaé — escritos sobre cinema (1960-2023)”. O evento será no Teatro Clara Nunes, na Zona Sul da cidade, com parte do valor do ingresso revertido para o Rio Grande do Sul, através da Ação 342 RS, iniciativa 342 Artes, coletivo de artistas que também são ativistas sociais.
O livro, lançado pela Companhia das Letras, contém 64 textos (46 inéditos em coletâneas), 12 entrevistas e 76 fragmentos de opiniões de Caetano sobre filmes e diretores.
Boa parte do material era publicado no “Santamarense Archote” e em periódicos da capital baiana. São colunas de jornais, entrevistas, depoimentos e comentários que revelam as predileções e as reflexões sobre as criações de trilhas e o repertório cinematográfico do compositor.
Além desse material, “Cine Subaé” também conta com três argumentos escritos por Caetano que nunca foram rodados. Ele já dirigiu dois vídeoclipes e o longa “O cinema falado”, em 1986.
O texto de orelha é assinado pelo cineasta Orlando Senna, editor de algumas das primeiras críticas publicadas pelo artista na imprensa baiana. Caetano escreveu um texto inédito para a contracapa.
A obra é organizada por Claudio Leal e Rodrigo Sombra, que estarão no lançamento e vão participar de um bate-papo com Caetano. A dupla selecionou textos que discutem os trabalhados de Carmen Miranda, Federico Fellini, Glauber Rocha, Jean-Luc Godard, Kléber Mendonça Filho e Woody Allen.