metropoles.com

Brasil tira principal grupo de controle do tabaco de delegação na OMS

Pela primeira vez o Brasil não enviou a secretaria-executiva do principal grupo de controle do tabaco para participar de reunião da OMS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
mão segurando cigarro, tabaco, tabagismo, dia mundial sem tabaco, doença pulmonar obstrutiva crônica
1 de 1 mão segurando cigarro, tabaco, tabagismo, dia mundial sem tabaco, doença pulmonar obstrutiva crônica - Foto: iStock

A secretaria-executiva da principal comissão sobre controle do tabaco no Brasil foi excluída pelo governo Bolsonaro da delegação que representa o país na reunião deliberativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o uso da substância no mundo.

Essas sessões, chamadas de Comissões das Partes (COPs), ocorrem a cada dois anos, desde 2006. Esta será a primeira vez que o grupo brasileiro, a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e de seus Protocolos (Conicq), não participará das discussões.

Até então, a Conicq assessorava, discutia e elaborava instruções para balizar o posicionamento oficial da delegação brasileira nas COPs.

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde, protocolou um requerimento de informação na Câmara para questionar o Ministério da Saúde sobre a ausência da Conicq no debate.

Padilha afirmou que a ausência é “incompatível com as atribuições previstas” e que a exclusão da Conicq chama atenção porque a secretária-executiva da comissão, Tania Cavalcante, foi premiada neste ano pela OMS durante o Dia Mundial Sem Tabaco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?