metropoles.com

Brasil está perto de ter embaixador na Coreia do Norte após 4 anos

Embaixador do Brasil na Coreia do Norte está fora do país desde o início de 2020, quando fronteiras foram fechadas por causa da Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Fotografia de um desfile militar da Coreia do Norte
1 de 1 Fotografia de um desfile militar da Coreia do Norte - Foto: Divulgação

Quatro anos depois, o governo brasileiro está perto de ter novamente um embaixador na Coreia do Norte. O diplomata Luis Felipe Fortuna não consegue voltar para o país desde janeiro de 2020, início da onda de Covid.

Fortuna é embaixador da Coreia do Norte desde dezembro de 2018, final do governo Temer. Quando a Coreia do Norte fechou as fronteiras do país no começo de 2020, o diplomata estava de férias no Brasil. Desde então, o embaixador está em Seul, capital da Coreia do Sul.

A Embaixada da Coreia do Norte em Brasília indicou recentemente que concederia um visto diplomático ao embaixador. A expectativa é que Fortuna retorne à capital Pyongyang em breve.

A relação entre as Coreias voltou a se desgastar nos últimos dias. Na quarta-feira (29/5), a imprensa estatal norte-coreana confirmou que o governo enviou cerca de 250 balões com lixo e fezes à Coreia do Sul, o que classificou de “presente de sinceridade”. Segundo o comunicado, a medida foi uma retaliação a balões enviados por sul-coreanos que chegam à Coreia do Norte com panfletos anti-Pyongyang, rádios, alimentos e pen drives com músicas k-pop.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?