metropoles.com

Brasil endossará declaração da OEA com críticas à Nicarágua

Delegação do Brasil assinará o documento que será divulgado pela OEA para externar críticas à deterioração da democracia na Nicarágua

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
LulaeOrtega_ABr
1 de 1 LulaeOrtega_ABr - Foto: Agência Brasil

O Brasil vai endossar uma declaração conjunta das delegações da Organização dos Estados Americanos (OEA) com críticas à Nicarágua, a respeito da deterioração da democracia naquele país. O documento deve ser divulgado na Assembleia Geral da OEA, nesta sexta-feira (23/6).

Nas negociações dos termos do texto, que devem ser concluídas hoje em Washington D.C., as delegações caminham para o consenso de expressar preocupação frente a fatos públicos e comprovados sobre o governo de Daniel Ortega.

Entre os casos que devem ser citados, está a retirada da nacionalidade de quase cem opositores, bem como a investida contra seus bens. Mas a delegação brasileira reforçará a necessidade de a OEA manter um canal de diálogo aberto com a Nicarágua.

Ortega foi amigo de Lula por anos. Em 2021, o petista disse ao jornal El País que não podia interferir nas decisões de outros países e comparou a Ortega à ex-chanceler alemã Angela Merkel, que venceu quatro eleições para governar a nação europeia.

No segundo turno da eleição, durante um debate presidencial, Lula declarou que “o regime político da Nicarágua é uma coisa que depende deles” e que, “se o Daniel Ortega está errando”, caberia ao povo daquele país punir o ditador.

O governo brasileiro, no entanto, manifestou preocupação com os relatos de violações de direitos humanos na Nicarágua. A manifestação ocorreu na reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça, no dia 7 de março. O Itamaraty anunciou, ainda, que estava disposto a receber os opositores que tiveram a nacionalidade retirada pela ditadura de Ortega.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?