Bolsonaro nomeia ligado a aliado de Renan como superintendente do Cade
Alexandre Barreto foi presidente do órgão
atualizado
Compartilhar notícia
Jair Bolsonaro nomeou Alexandre Barreto, que foi presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) até duas semanas atrás, como superintendente-geral do órgão. Barreto foi chefe de gabinete de Bruno Dantas, ministro do TCU, que, por sua vez, chegou ao tribunal com o apoio de Renan Calheiros. Barreto teve o apoio de Renan na disputa.
O nome de Barreto ainda precisa ser aprovado pelo Senado. Em meio à corrida pela indicação, conselheiros afirmaram que Barreto conduziu uma reunião do Cade alcoolizado, em outubro do ano passado. Outro conselheiro negou que tenha percebido algo. Um terceiro afirmou ter notado um comportamento estranho, mas disse não ser possível cravar a razão. Barreto negou e creditou a informação à briga pelo cargo. A conselheira Paula Farani também se movimentava para ser superintendente.
Ele assumirá o cargo que ficará vago em 23 de outubro, com o fim do mandato do atual superintendente-geral, Alexandre Cordeiro, que se movimenta para se tornar o presidente.
Bolsonaro também nomeou hoje como conselheiro do Cade Gustavo Augusto Lima. Ele foi indicado por Jorge Oliveira e ocupará a vaga decorrente do término do mandato de Mauricio Oscar Bandeira Maia. Também precisa antes passar pelo Senado.