metropoles.com

Bolsonaro não indicou representante em Fórum de Afrodescendentes da ONU

Fórum tem intuito de melhorar a vida da população negra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael M. Santiago/Getty Images
Assembleia Geral da ONU decide suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da organização. Na foto, uma vista ampla do salão de votação com representantes de diversos países Lula ONU - Metrópoles
1 de 1 Assembleia Geral da ONU decide suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da organização. Na foto, uma vista ampla do salão de votação com representantes de diversos países Lula ONU - Metrópoles - Foto: Michael M. Santiago/Getty Images

O Brasil não tem um representante no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU, criado com o intuito de melhorar a vida da população negra. O fórum foi criado em 2021 após uma deliberação da Assembleia Geral.

O grupo tem dez integrantes, dois por continente. O Brasil, que é, segundo o IBGE, o segundo maior em população afrodescendente, não apresentou um candidato para o fórum até hoje. A indicação deveria ter sido feita pelo governo Bolsonaro desde o ano passado.

Os membros atuam junto com o Conselho de Direitos Humanos da ONU e tem, dentre suas funções, promover a total inclusão política, econômica e social dos afrodescendentes nas sociedades em que vivem e contribuir para a elaboração de uma declaração da ONU sobre os direitos dos afrodescendentes.

No último mês, a deputada estadual do PSol do Rio de Janeiro Renata Souza levou uma série de questões enfrentadas pela população negra do Brasil para um dos integrantes do fórum, o advogado americano Justin Hansford.

Howard, que é professor de direito na Universidade Howard, a primeira faculdade para negros dos Estados Unidos, lamentou, segundo a deputada, a ausência do Brasil no fórum. Contudo, prometeu a Souza relatar as questões apresentadas por ela.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?