Bolsonaro faz firmas de elevador lançarem cartilha ao defender escadas
Bolsonaro pediu para que brasileiros usem menos elevadores e mais escadas
atualizado
Compartilhar notícia
Jair Bolsonaro pediu em uma live, no dia de 23 de setembro, que a população brasileira use escadas em vez de elevadores para economizar energia. O pedido do presidente fez com que empresas de elevador tivessem que criar cartilhas com esclarecimentos sobre o uso de energia dos aparelhos.
Disse Bolsonaro:
“Aqui tem três andares e, quando tem que descer, vou pela escada. Se puder fazer a mesma coisa no seu prédio, ajude a gente. Quanto menos mexer com elevador, mais economia de energia temos”, disse o presidente.
Em sua cartilha, a Associação Brasileira de Empresas de Elevadores (Abeel) explica que o pedido de Bolsonaro pode ter efeito contrário e gerar mais gasto de energia. Segundo Marcelo Braga, presidente da Abeel, ao desligar um dos elevadores para economizar, o outro pode ser sobrecarregado e o consumo não será aliviado.
O principal objetivo das empresas é desmentir a fala do presidente e alertar que inutilizar um dos elevadores em edifícios e subir pelas escadas não é a solução para reduzir o consumo de energia e diminuir os custos com eletricidade no condomínio.