metropoles.com

Bolsonaro e Secom na mira de julgamentos do TCU nesta quarta-feira

O tribunal também analisará um pedido do MP junto ao TCU para verificar se a Secom feriu os princípios da impessoalidade ao defender pessoal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cerimônia de Sanção do PL 5043:2020 (Ampliação do Teste do Pezinho) no Palácio do Planalto. Presidente Jair Bolsonaro e Ministro da Saúde Marcelo Queiroga 8
1 de 1 Cerimônia de Sanção do PL 5043:2020 (Ampliação do Teste do Pezinho) no Palácio do Planalto. Presidente Jair Bolsonaro e Ministro da Saúde Marcelo Queiroga 8 - Foto: null

O TCU julgará na quarta-feira duas representações que envolvem Jair Bolsonaro, uma contra o próprio presidente e outra contra publicações da Secretaria de Comunicação nas redes sociais a seu favor.

A primeira, apresentada pelo PT, afirma que o presidente pode ter cometido divulgação ilegal de informação privilegiada quando disse em uma reunião com ministros que iria intervir na Petrobras para abaixar o preço do combustível.

A informação teria ajudado investidores que souberam da informação a lucrar no mercado de ações.

Segundo o partido, Bolsonaro pode ter cometido crimes contra o sistema financeiro nacional e o mercado de capitais, enquanto os ministros podem ter cometido improbidade administrativa.

Também estão na mira da representação os ministros Paulo Guedes, Augusto Heleno, Bento Albuquerque, Luiz Eduardo Ramos, Braga Netto e Tarcísio Freitas.

O tribunal também analisará um pedido do MP junto ao TCU para analisar se a Secom feriu os princípios da impessoalidade ao defender pessoalmente Jair Bolsonaro, afirmando que o presidente sempre apoiou a vacina — o que, claro, é mentira.

A publicação foi feita em 26 tuítes, na forma de uma linha do tempo com declarações de Bolsonaro.
A equipe técnica deu parecer pedindo a rejeição de ambas representações. Para o primeiro, argumentou que não cabe ao TCU analisar o tema.

No segundo, afirmou que o pedido do MP junto ao TCU não apresenta indícios comprobatórios, sendo baseado apenas em notícias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?