metropoles.com

Bolsonaro e Anderson Torres calados sobre desaparecimentos na Amazônia

O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips desapareceram na Amazônia após receberem ameaças de morte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Foto-bolsonaro-presidente-do-brasil-2018-a-2022-5-1
1 de 1 Foto-bolsonaro-presidente-do-brasil-2018-a-2022-5-1 - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

O governo federal não se pronunciou até o momento sobre o desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian. Não houve pronunciamento por parte de Jair Bolsonaro nem do ministro da Justiça, Anderson Torres, sobre o caso.

Pereira e Phillips desapareceram no domingo (5/6) no Vale do Javari, área remota da Amazônia que está localizada entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte. Indígenas da região enviaram barcos para procurar a dupla, mas não encontraram vestígios até o momento. Pereira vinha recebendo ameaças de morte nos últimos dias.

Bolsonaro concedeu entrevista à Band nesta segunda-feira (6/6) e usou o espaço para reclamar da demarcação da reserva indígena Yanomani. No Twitter, Bolsonaro escreveu uma postagem sobre apreensão de cocaína e publicou um vídeo de caráter eleitoreiro.

Anderson Torres não fez nenhuma publicação nesta segunda-feira. A última postagem, escrita no domingo (5/6), fala de ações tomadas pelo governo federal para combater crimes ambientais na Amazônia.

Em nota, o Guardian disse estar “muito preocupado” e informou que “busca de forma urgente informações sobre o paradeiro e as condições de Phillips”.

“Estamos em contato com a Embaixada Britânica no Brasil e com autoridades locais e nacionais para tentar estabelecer os fatos o mais rápido possível”, afirmou a direção do jornal. “Condenamos todos os ataques e violências contra jornalistas e trabalhadores da imprensa. Esperamos que Dom e aqueles que viajavam com ele estejam a salvo e que sejam encontrados rapidamente.”

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?