Bolsonaro deverá figurar na frente de Lula no começo da apuração
Mesmo que Lula saia vencedor neste domingo, Jair Bolsonaro deverá liderar a apuração dos votos pelo menos na primeira hora
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo que Lula saia vencedor neste domingo, Jair Bolsonaro deverá liderar a apuração dos votos pelo menos na primeira hora da totalização feita pelo Tribunal Superior Eleitoral, principalmente se a disputa for apertada, como preveem as pesquisas eleitorais.
Isso deve ocorrer porque os estados que são apurados mais rapidamente são os do Sul e do Centro-Oeste, em que o atual presidente tem uma vantagem folgada em relação a Lula. No Rio de Janeiro e em São Paulo, onde a apuração também é mais rápida, Bolsonaro também aparecia na frente nas pesquisas.
No primeiro turno, Bolsonaro liderou até 20h02, quando Lula o passou e caminhou até os 5% de votos de diferença.
Em 2014, outra eleição muito apertada, Aécio Neves liderou até 19h32, sendo passando nesse minuto por Dilma Rousseff.
Neste ano, a tendência é que o país veja por mais tempo essa liderança de Bolsonaro, já que foi unificado o horário de votação, sem que os estados com fuso horário atrás de Brasília encerrassem apenas uma ou duas horas após a maioria do país.
Essa mudança fez com que a divulgação da apuração passasse a começar às 17h. No passado, sempre iniciava às 19h, para esperar que os estados atrás no fuso concluíssem a votação.