metropoles.com

Bolsonaro copia Maluf, que usou família no “estupra, mas não mata”

Duda Mendonça reuniu todas as mulheres da família Maluf após declaração desastrosa sobre estupro; candidato venceu o petista Eduardo Suplicy

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
À esquerda, frame do vídeo em que Bolsonaro se desculpa ao lado de Michelle Bolsonaro. À direita, Maluf pede desculpas ao lado de todas as mulheres da família - Metrópoles
1 de 1 À esquerda, frame do vídeo em que Bolsonaro se desculpa ao lado de Michelle Bolsonaro. À direita, Maluf pede desculpas ao lado de todas as mulheres da família - Metrópoles - Foto: Reprodução

O vídeo divulgado pela campanha de Bolsonaro para o presidente explicar por que disse ter “pintado um clima” entre ele e meninas venezuelanas remete a uma peça clássica do marketing político no Brasil.

Em 1992, o publicitário Duda Mendonça teve de elaborar um pedido de desculpas por parte de Paulo Maluf, então candidato do PDS à Prefeitura de São Paulo. O PT explorava na campanha uma gravação feita três anos antes, em que Maluf dizia: “Está com vontade sexual? Estupra, mas não mata.”

Duda Mendonça reuniu todas as mulheres da família Maluf no entorno do candidato, que pedia perdão por ter dito a frase, embora ponderasse que o PT havia tirado a declaração de contexto.

Bolsonaro seguiu a mesma receita no vídeo gravado ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e de Maria Teresa Belandria, representante no Brasil do autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó.

Há 30 anos, na disputa municipal, a propaganda de Duda Mendonça estancou a crise. Maluf teve 58,07% dos votos no segundo turno e derrotou o petista Eduardo Suplicy.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?