Bolsonaro celebra Pix, mas levou seis meses para conhecer sistema
Em pré-campanha, Jair Bolsonaro celebra Pix como feito da sua gestão, mas só descobriu o que era a ferramenta 6 meses depois do lançamento
atualizado
Compartilhar notícia
Jair Bolsonaro tem celebrado o Pix como uma conquista de seu governo na pré-campanha à reeleição, mas não sabia o que era a ferramenta seis meses depois do lançamento. Nesta terça-feira (5/4), Bolsonaro compartilhou um vídeo estimando que o Pix tiraria R$ 20 bilhões dos “banqueiros” em benefício da população.
O Pix foi anunciado pelo BC em fevereiro de 2020. Em 5 de outubro daquele ano, quando a ferramenta começou a receber cadastros, Bolsonaro ficou confuso quando um apoiador lhe parabenizou pelo Pix no Palácio da Alvorada. Respondeu que não sabia o que era e mudou de assunto, elogiando uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura para facilitar licenças para pilotos de avião.
O bolsonarista insistiu, explicando que tratava-se de um novo sistema de pagamentos do Banco Central. Bolsonaro respondeu: “Isso aí não tomei conhecimento. Vou conversar esta semana com o Roberto Campos”, afirmou, em referência ao presidente do BC. A iniciativa começou a ser desenvolvida no Banco Central em 2018, no governo Temer.
Em dezembro do ano passado, Bolsonaro afirmou em uma live que não usava o Pix, a exemplo do então ministro da Cidadania, João Roma. “Também não uso não, mas tudo bem”.