Bolsonaro busca rádios simpáticas ao governo em investida pelo interior do país
A maioria das emissoras que veiculou entrevistas do presidente é administrada por empresários ou políticos alinhados com o governo federal
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro tem buscado rádios geridas por empresários ou políticos simpáticos ao seu governo para conceder entrevistas. Bolsonaro vem tentando desde julho aumentar a popularidade com aparições quase que diárias em programas de rádio e de televisões regionais. No período que abrange o dia 19/7 até esta quarta (25/8), constam 21 entrevistas para veículos de menor projeção na agenda presidencial.
Bolsonaro deu início à estratégia com duas entrevistas para canais públicos: a TV Brasil e o programa de rádio A Voz do Brasil. Uma de suas primeiras incursões no circuito privado foi na Jovem Pan de Itapetininga, cujo diretor Milton Junior ostenta uma foto no Instagram com uma camisa autografada pelo presidente. A entrevista ocorreu no dia 21/7.
No dia seguinte, Bolsonaro conversou com a Rádio Banda B, de Curitiba. O veículo é propriedade do deputado estadual Luiz Carlos Martins, do PP. Em fevereiro, Martins recebeu a visita em seu gabinete de Ricardo Barros, o líder do governo na Câmara. O encontro foi noticiado pelo site da Rádio Banda B.
O empresário João Gregório, dono do Sistema Arapuan, na Paraíba, é outro empresário que tem foto com Bolsonaro. Uma das rádios do conglomerado, a Arapuan, transmitiu uma entrevista com o presidente em 26/07.
Ainda no Nordeste, no dia 28/07, Bolsonaro falou com a Rádio Cidade Luís Eduardo Magalhães, localizada na cidade de mesmo nome e administrada pela família do ex-prefeito Oziel Oliveira, do PSD. Após perder a reeleição em 2020, Oliveira foi nomeado pelo governador petista Rui Costa para dirigir a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Luís Eduardo Magalhães é localizada ao oeste da Bahia, região próspera para o agronegócio local.
Outra entrevista de destaque foi em 30/07 para a Rádio 89 FM, que pertence ao Grupo Camargo de Comunicação, de João Carlos Camargo, empresário que com frequência sedia jantares para Bolsonaro e ministros em São Paulo. Já no começo de agosto, em 05/8, a conversa foi com a Rádio 93 FM, da família de Arolde de Oliveira, senador morto pela Covid-19 no ano passado e que se elegeu na onda bolsonarista da última eleição.
No dia 09/08, Bolsonaro conversou com a Rádio Brado, uma webradio de Salvador chefiada por Thimoteo Oliveira, um ferrenho militante bolsonarista. Outra ativista pró-governo que ganhou um espaço na agenda do presidente foi Samantha Cavalca, da webtv TV Piauí, em 02/08.
O presidente também falou, em 17/8, com a Rádio Capital Notícia, veículo para o qual ele deu a primeira entrevista em Cuiabá quando era candidato em 2018.
As últimas entrevistas de Bolsonaro foram para a Rádio Nova Regional, do Vale do Ribeira, e que pertence à família Pasquotto, dona da empresa Cybelar. Bolsonaro havia ido para a região onde cresceu, no interior de São Paulo, para visitar a mãe de 94 anos. Na quarta, 25/8, o Canal Rural veiculou uma entrevista já gravada com o presidente, que aproveitou o espaço para abordar temas do interesse do agronegócio.
As entrevistas de Jair Bolsonaro para rádios e televisões regionais:
19/7 – TV Brasil (DF)
20/7 – A Voz do Brasil (DF)
20/7 – Rádio Itatiaia (MG)
21/7 – Jovem Pan de Itapetininga (SP)
22/7 – Rádio Banda B, de Curitiba (PR)
23/7 – Rádio Grande FM, Dourado (MS)
26/7 – Rádio Arapuan, de João Pessoa (PB)
27/7 – Rede Nordeste de Rádio (PE)
28/7 – Rádio Cidade Luís Eduardo Magalhães (BA)
29/7 – Programa do Ratinho, SBT (SP)
30/7 – Rádio 89 FM (SP)
02/8 – Rádio ABC 103 FM, de Novo Hamburgo (RS)
02/8 – TV Piauí (PI)
03/8 – TV Asa Branca, Caruaru (PE)
04/8 – Rádio 96 FM, Natal (RN)
05/8 – Rádio 93 FM, Rio de Janeiro (RJ)
09/8 – Rádio Brado, Salvador (BA)
12/8 – Rádio Jovem Pan, Maringá (PR)
17/8 – Rádio Capital Notícia, Cuiabá (MT)
23/8 – Rádio Nova Regional, Vale do Ribeira (SP)
25/8 – Canal Rural, Brasília (DF)