metropoles.com

Bolsonaristas também aprovam ação do governo nas guerras, diz pesquisa

Instituto ouviu a população sobre a percepção do Brasil em relação às guerras da Ucrânia e entre Israel e Hamas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images
A fumaça sobe quando o Ministério das Relações Exteriores da Palestina alegou que Israel usou bombas de fósforo em seus ataques a áreas povoadas na Cidade de Gaza, Gaza, em 11 de outubro de 2023
1 de 1 A fumaça sobe quando o Ministério das Relações Exteriores da Palestina alegou que Israel usou bombas de fósforo em seus ataques a áreas povoadas na Cidade de Gaza, Gaza, em 11 de outubro de 2023 - Foto: Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images

O instituto Oma Pesquisa ouviu a população sobre a percepção da postura do Brasil em relação às guerras da Rússia e Ucrânia e Israel e Hamas. A grande maioria dos entrevistados, 75% e 78%, respectivamente, aprovou o desempenho do Brasil na busca pela paz em relação aos dois conflitos.

Dos entrevistados, 16% e 17% discordaram e 9% e 6% não souberam opinar. Já 94% aprovam a ação realizada pelo governo federal para tirar os brasileiros da zona de guerra de Israel e Hamas e o empenho em trazê-los de volta ao Brasil.

O estudo foi encomendado pela agência Nova e incluiu 1.208 entrevistas, com pessoas de ambos os sexos com 16 anos ou mais, em todo o território nacional, no período de 20 a 23 de outubro.

“Mesmo com o domínio nas redes sociais de narrativas pró-Ucrânia e pró-Israel, a mensagem de manutenção da política de neutralidade e pacifista praticada pelo presidente Lula e pela diplomacia brasileira chegou e foi apoiada pela maioria dos entrevistados, inclusive os que avaliam o governo negativamente ou como regular, incluindo aí bolsonaristas”, explicou Marcus Flora, analista-chefe do Núcleo de Integridade da Informação da agência Nova, parceira do OMA.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?