metropoles.com

Bolsonaristas do PL agora avaliam que foi um erro implodir o PSL

Deputados bolsonaristas que articularam a implosão do PSL durante o governo Bolsonaro não querem a repetição da história no PL

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Deputados bolsonaristas posam para foto protestando contra o presidente Lula com placas escrito "Fora Lula" no plenário da Câmara dos Deputados, em dia de posse do poder legislativo. - Metrópoles
1 de 1 Deputados bolsonaristas posam para foto protestando contra o presidente Lula com placas escrito "Fora Lula" no plenário da Câmara dos Deputados, em dia de posse do poder legislativo. - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Deputados bolsonaristas que articularam a implosão do PSL em 2019, no primeiro ano do governo Bolsonaro, agora firmaram o consenso de que foi um erro destruir o partido ao qual o então presidente era filiado.

Lideranças como Carla Zambelli e Bia Kicis, que estavam no primeiro ano de mandato em 2019, expressaram aos bolsonaristas novatos no Congresso que é preciso evitar a todo custo a repetição da história no PL.

Na avaliação dos bolsonaristas mais experientes, a briga enfraqueceu a base do presidente no Congresso e prejudicou o mandato de diversos deputados que ficaram impedidos de exercer cargos de liderança e em comissões por um bom tempo.

Agora que migraram para a oposição, os bolsonaristas estão certos de que a repetição do racha no PL só fortaleceria a base de Lula no Congresso.

A filiação dos bolsonaristas permitiu ao PL eleger a maior bancada da Câmara. Mas, assim como ocorreu com o PSL, o partido mantém quadros que não militavam na extrema-direita e que aderiram ao bolsonarismo por conveniência.

A bancada do PSL rachou no segundo semestre de 2019, após Bolsonaro exigir o controle do Fundão e dos diretórios estaduais. O então presidente do PSL, Luciano Bivar, negou-se a ceder a sigla à família presidencial.

Bolsonaro desfiliou-se do partido e só migrou para o PL quando precisou disputar a reeleição. O PSL acertou a fusão com o DEM e deu origem ao União Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?