metropoles.com

Bolsonarista que preside CCJ já pediu impeachment de Toffoli

Caroline de Toni pediu impeachment de Dias Toffoli antes de ser deputada; “Absolutamente não há sentido”, escreveu Advocacia do Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Deputada Caroline De Toni segura fuzil e posta em rede social
1 de 1 Deputada Caroline De Toni segura fuzil e posta em rede social - Foto: Reprodução

A presidente da principal comissão da Câmara, Caroline de Toni, do PL de Santa Catarina, apresentou um pedido de impeachment do ministro do STF Dias Toffoli antes mesmo de ser eleita. A iniciativa, em 2018, foi barrada pela Advocacia do Senado, que considerou que o documento da advogada não tinha provas de irregularidades contra Toffoli.

Toni foi eleita a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última semana, em mais uma derrota do governo Lula na Câmara. A parlamentar afirmou que pretende discutir no colegiado uma anistia a Jair Bolsonaro e outros investigados pelos atos golpistas do 8 de janeiro.

Em julho de 2018, pouco antes do início da campanha que lhe daria o primeiro mandato, Caroline de Toni apresentou ao Senado um pedido de impeachment do ministro Dias Toffoli, na condição de cidadã. Segundo o documento, Toffoli deveria perder o cargo porque não se declarou suspeito para votar em um processo de Lula no STF e havia advogado para o partido anteriormente.

“É incontestável o vínculo estreito de confiança e amizade entre Toffoli e Lula”, escreveu a advogada, defendendo também que Toffoli não participasse de qualquer decisão sobre o PT no tribunal.

Em dezembro de 2018, a Advocacia do Senado recomendou que o caso fosse arquivado e criticou o documento. Segundo o Senado, as afirmações de Toni “são desprovidas de amparo probatório idôneo”. “Seria o mesmo que impedir o ministro de julgar todo e qualquer processo contra a União, pois já foi advogado-geral da União”, afirmou a Advocacia do Senado, acrescentando: “Absolutamente não há sentido a interpretação”.

Procurada, a deputada não respondeu. O espaço segue aberto a eventuais manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?