metropoles.com

Bolsonarista, Novo se alia a siglas de esquerda para eleição municipal

Novo faz parte de coligações com partidos como PT, PDT e PSB; ex-presidente da sigla a chamou de “oportunista”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
partido novo logo
1 de 1 partido novo logo - Foto: Reprodução

O partido Novo, seguidor do bolsonarismo, vem fechando alianças com siglas de esquerda para as eleições municipais deste ano. Em algumas cidades, como Lavras da Mangabeira (CE), a legenda é aliada a PT, PDT e PSB.

A dobradinha com o PSB se repete em Santa Quitéria (CE) e em Chapadinha (MA), entre outras prefeituras. Em Taubaté (SP), a parceria é com o PDT.

As alianças partidárias foram criticadas nesta quarta-feira (24/7) pelo ex-presidente e um dos fundadores do partido, João Amoêdo, que chamou o Novo de “oportunista”.

“Em 2022, pediram minha expulsão do Novo quando declarei voto no 2º turno contra Bolsonaro [a favor de Lula]. Agora, o partido faz coligação com o PT e outras legendas de esquerda. Esse é o novo Novo. Nem liberal e nem bolsonorarista. Apenas oportunista”.

 

No ano passado, o Novo era a legenda que mais fazia oposição ao governo Lula na Câmara, proporcionalmente. Superou até o PL de Jair Bolsonaro.

(Atualização às 17h10: Em nota, o Novo negou as afirmações de Amoêdo e afirmou que não procede a parceria do partido com o PT em Lavras da Mangabeira, no Ceará. De acordo com o texto, os prints que circulam na internet não são oficiais. “Sequer haverá candidatos do Novo nessa cidade, não houve nem convocação de uma convenção municipal para deliberar candidaturas, muito menos coligações, e a Comissão Provisória foi destituída”, disse. Além disso, o partido informou que “em abril de 2024, o Novo foi o único partido de direita a aprovar uma diretriz publicada no Diário Oficial da União, que proíbe coligações com partidos de esquerda como PT, PCdoB, PV, e a federação PSOL-REDE”. O partido alegou ainda repudiar a “utilização indevida do nome da instituição em material gráfico e destaca que seu departamento jurídico já foi acionado para restabelecer a verdade”.)

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?