metropoles.com

Bloqueio do X no Brasil: as obrigações da rede social com os usuários

Especialistas explicam que X está sujeito ao Código de Defesa do Consumidor e a LGPD

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
O bilionário Elon Musk, dono do Twitter
1 de 1 O bilionário Elon Musk, dono do Twitter - Foto: Getty Images

Suspenso no Brasil por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes nesta sexta-feira (30/8), o X (antigo Twitter) tem obrigações a cumprir também com os usuários da rede social. Especialistas ouvidos pela coluna afirmaram que a empresa de Elon Musk precisa ressarcir assinantes e cumprir protocolos de proteção de dados.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificou as maiores operadoras de internet do país, Vivo, Claro e Tim, para cumprir a ordem de Moraes em até 24 horas. A decisão do ministro do STF vem após o X não indicar um representante legal no Brasil e se recusar a pagar multas impostas pelo tribunal. O dono da empresa, Elon Musk, reagiu às intimações com xingamentos.

A advogada Renata Abalém, diretora jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, afirmou que o X precisa ressarcir o usuário que comprou assinaturas na rede social. As assinaturas dão direito a selos de verificado e acesso a outras ferramentas do site. Caso o X não devolva o dinheiro, pode ser condenado a pagar o valor em dobro pela Justiça.

“Existindo impossibilidade de, por culpa exclusiva do fornecedor, cumprir a obrigação ou entregar o serviço contratado, o X deverá devolver ao consumidor o valor proporcional aos meses que o consumidor não usufruirá do serviço”, afirmou Abalém.

O X também é obrigado a seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), segundo o advogado Alexander Coelho, sócio do Godke Advogados e especialista em Direito Digital e Proteção de Dados.

“Há a questão da responsabilidade pela guarda e proteção dos dados dos usuários. Se o X deixar de operar, ele ainda terá obrigações em relação à proteção e à eliminação segura desses dados, conforme as normas da LGPD. A empresa deve garantir que os dados pessoais não sejam expostos ou utilizados indevidamente durante ou após o encerramento das atividades”, disse Coelho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?