metropoles.com

Biografia refaz fama e tragédia nos 150 anos de Santos Dumont

Livro “Asas da loucura”, que detalha a vida do aviador brasileiro Santos Dumont, foi escrito pelo jornalista americano Paul Hoffman

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Santos Dumont 5
1 de 1 Santos Dumont 5 - Foto: Divulgação

Os 150 anos do nascimento de Santos Dumont, celebrados em 2023, terão o relançamento de uma biografia do aviador, pela Record, escrita pelo jornalista americano Paul Hoffman.

“Asas da loucura” mostra desde o lado da fama, quando Santos Dumont chegou a ser um dos homens mais célebres do mundo, até a personalidade tímida e calada, de gênio atormentado pelo peso de sua criação, que acabaria suicidando-se.

Santos Dumont tinha 18 anos quando chegou a Paris, na virada do século XX. Nascido em Minas Gerais e criado nas fazendas de café da família, era apaixonado por dirigíveis e balões, que conhecera nos romances de Júlio Verne, e pelos avanços tecnológicos que encontrou na cidade francesa. Desenvolveu e construiu máquinas motivado pelo sonho de um dia cada indivíduo ter seu próprio avião, como já acontecia com os automóveis, o que aproximaria as pessoas e reduziria as distâncias.

Ao vencer uma competição para construir o primeiro avião, a imprensa francesa celebrou Santos Dumont como um “conquistador do ar”. A história mundial, no entanto, acabaria consagrando os irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright como os pioneiros na aviação.

O poder de destruição dos aviões durante a Primeira Guerra Mundial e a consagração dos irmãos Wright alimentaram distúrbios psicológicos que o levaram ao fim trágico — as circunstâncias de sua morte precoce são integralmente contadas neste livro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?