metropoles.com

Bienal da Amazônia planeja ter 400 artistas durante a COP30 em Belém

Prevista para ocorrer durante a COP30, a Bienal da Amazônia convidará 400 artistas brasileiros e estrangeiros para expor obras em Belém

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida da floresta Amazônia - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da floresta Amazônia - Metrópoles - Foto: Getty Images

A organização da Bienal da Amazônia prevê a participação de 400 artistas brasileiros e estrangeiros na mostra, que será organizada durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro de 2025, em Belém.

A Bienal da Amazônia recebeu, no último dia 14, autorização do Ministério da Cultura para captar R$ 2,9 milhões via Lei Rouanet. As exposições de arte serão espalhadas por diversos pontos de Belém e ocuparão museus, universidades, centros culturais, parques, praças e ruas da cidade. Também existe a previsão de fazer a prévia da Bienal, com programas de arte e educação, em Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Cairo e Nova York, além de Belém.

Shows e peças de teatro estarão na programação da Bienal, assim como seminários e palestras. Os artistas ainda serão selecionados pelos curadores, cuja equipe é chefiada por Alcinda Saphira. Ela é sócia-fundadora da galeria Saphira & Ventura, sediada em Nova York.

A Bienal, segundo os organizadores, terá eventos voltados para a conservação da biodiversidade e que destacarão “a relevância da Floresta Amazônica como fornecedora de água para a economia brasileira, incluindo o setor agrícola”. Também estarão entre as prioridades evidenciar o papel dos povos indígenas para a preservação ambiental e atrair visibilidade internacional para os Estados que compõem a Amazônia.

Por ora, a expectativa é de que aproximadamente 100 mil pessoas passem pelo evento programado para 2025.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?