Bia Kicis blinda Guedes e não vota convocação de ministro para explicar offshore
Presidente da CCJ argumentou que tema não tem relação com a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
A presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Bia Kicis, negou nesta quarta-feira (6/10) colocar em votação um pedido para convocar Paulo Guedes para explicar uma empresa offshore que ele mantém nas Ilhas Britânicas Virgens, famoso paraíso fiscal.
O requerimento é de autoria da deputada Maria do Rosário, do PT do Rio Grande do Sul, e foi assinado por outros 27 parlamentares.
Kicis, no entanto, recusou a votar o pedido, argumentando que o requerimento não tinha relação com o tema da comissão, considerada a mais importante da Câmara.
Nesta terça-feira, as comissões de Trabalho, Serviço e Administração Pública e de Fiscalização e Controle já haviam aprovado pedidos de convocação de Guedes. Já a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado chancelou um convite.
A existência da offshore foi revelada neste domingo (3/10) pelo especial Pandora Papers, do qual o Metrópoles faz parte. As investigações mostraram que Guedes pode ter lucrado R$ 14 milhões com a valorização do dólar apenas durante o seu mandato a frente da pasta.