metropoles.com

Barroso nega ação de bolsonaristas para Dino se explicar sobre urnas

Luís Roberto Barroso negou o pedido de bolsonaristas para Flávio Dino se explicar no STF sobre crítica antiga às urnas eletrônica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino, dá entrevista ao Metrópoles. Ele sorri, olhando para frente - Metrópoles
1 de 1 Senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino, dá entrevista ao Metrópoles. Ele sorri, olhando para frente - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, negou nesta quarta-feira (12/7) o pedido feito por deputados bolsonaristas para intimar o ministro da Justiça, Flávio Dino, a explicar críticas antigas sobre as urnas eletrônicas, feitas entre 2012 e 2014.

Na decisão, Barroso diz que não é competência do STF pedir explicações de uma fala que configuraria crime de natureza cível e que não há, na petição inicial protocolada pelos deputados na última segunda (10/7), qualquer menção de dúvida sobre as falas de Dino.

“O pedido de explicações em juízo acha-se instrumentalmente vinculado à necessidade de esclarecer situações, frases ou expressões, escritas ou verbais, caracterizadas por sua dubiedade, equivocidade ou ambiguidade”, diz Barroso na decisão, que foi enviada para manifestação da Procuradoria-Geral da República.

O pedido de explicação de Dino foi protocolado pelos deputados Maurício Marcon, do Podemos, e Nikolas Ferreira, Cabo Gilberto e Carlos Jordy, do PL, sigla de Bolsonaro. O relator do caso no STF é o ministro Kassio Nunes Marques, que foi indicado ao tribunal por Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada por Barroso, vice-presidente do tribunal, porque o Supremo está em plantão de recesso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?