metropoles.com

Banco Central: Galípolo começa a buscar senadores antes de sabatina

Gabriel Galípolo foi indicado por Lula para a presidência do Banco Central; Campos Neto, indicado por Bolsonaro, tem mandato até dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Galípolo em sabatina
1 de 1 Galípolo em sabatina - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O diretor do Banco Central (BC) Gabriel Galípolo começou nesta sexta-feira (30/8) a procurar senadores, que o sabatinarão para assumir a presidência do BC. A indicação de Galípolo, assinada por Lula, chegou formalmente ao Senado pela manhã.

Em mensagem a senadores, a assessoria de Galípolo pediu para se reunir com os parlamentares na próxima semana. A mensagem também disse que Galípolo está disposto a conversar com os senadores a qualquer dia da semana que vem.

Galípolo é diretor de Política Monetária do BC. Para assumir a presidência da autoridade monetária, precisará ser sabatinado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A data da sabatina ainda será definida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem mandato até 31 de dezembro. Criticado por Lula por manter uma alta taxa básica de juros, Campos Neto assumiu o cargo no governo Bolsonaro e em 2022 foi votar com uma camisa amarela, a exemplo de eleitores bolsonaristas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?