metropoles.com

Bancada ruralista mira os canhões contra presidente da Apex

Ruralistas reclamam das críticas que o presidente da Apex, o ex-senador Jorge Viana, faz ao agronegócio em eventos públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Senado
Ex-senador Jorge Viana
1 de 1 Ex-senador Jorge Viana - Foto: Agência Senado

A bancada ruralista do Congresso está prestes a declarar guerra ao petista Jorge Viana, atual presidente da Apex. As críticas que o ex-senador fez ao agronegócio brasileiro durante um evento com empresários chineses, em Pequim, irritou os parlamentares.

Na segunda-feira (27/3), Viana disse que brasileiros deveriam “parar de dizer fora do Brasil que o país não tem problema ambiental”, discurso recorrente no agronegócio, apesar da explosão do desmatamento apontar o contrário.

Os ruralistas reclamam que não foi uma crítica isolada. Em fevereiro, na premiação do Selo Mais Integridade, Viana disse que a JBS, a Marfrig e outras empresas do setor não podem mais trabalhar sem apresentar a procedência dos produtos de origem animal.

“O rastreamento não é uma exigência colocada pelo governo, mas pelos consumidores. É uma exigência justa. Não podemos mais levar para casa produtos que não cumprem com o que a lei estabelece”, afirmou.

Na ocasião, Viana reclamou de empresas que “abandonaram a atividade fim” e “se meteram em atividades radicalizadas”. Era uma crítica aos empresários que se posicionaram politicamente durante o governo Bolsonaro.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) emitiu um comunicado, na terça-feira (28/3), dizendo que o discurso feito para os chineses provocava estrago “intangível” para as exportações brasileiras.

Na quarta-feira (29/3), o presidente da FPA, Pedro Lupion (PP-PR), apoiador do governo Bolsonaro, criticou Viana na Comissão de Agricultura da Câmara e foi aplaudido por praticamente todos os deputados que estavam no colegiado. Alguns até bateram na mesa, aprovando a fala de Lupion.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?