Avanço de Marçal mostra Tarcisio contra maré para salvar Nunes
Desde agosto, Marçal cresceu no Datafolha quase 20 pontos entre eleitores de Bolsonaro e avançou 20 pontos entre eleitores de Tarcísio
atualizado
Compartilhar notícia
Embora tenha trazido a Ricardo Nunes a boa notícia de que Pablo Marçal estacionou no Datafolha, a pesquisa dessa quinta-feira (5/6) mostrou ao principal aliado de Nunes, o governador Tarcísio Gomes de Freitas, a força da maré contra a qual ele nada ao entrar de cabeça na campanha do emedebista.
Nessa semana, Tarcísio apareceu no programa de TV de Nunes pedindo votos a ele para evitar um segundo turno entre Marçal e Guilherme Boulos (PSol), líder das pesquisas. Baseado nos dados que mostram o ex-coach do PRTB como o candidato mais fácil de ser batido por Boulos na etapa final da eleição, o governador o anuncia como “porta de entrada” para entregar as chaves da cidade à esquerda.
Os números do Datafolha mostram o tamanho da montanha que Tarcísio tenta transpor com esse discurso entre eleitores de direita.
Entre o Datafolha divulgado em 8 de agosto e o dessa quinta-feira, Pablo Marçal passou de 29% da preferência entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro a 48%. Apesar do apoio oficial de Bolsonaro e seu partido, o PL, Nunes, no mesmo intervalo, foi de 38% para 31% entre os bolsonaristas.
Entre os eleitores do próprio Tarcísio em 2022, o avanço de Marçal também é expressivo no Datafolha: ele cresceu de 25% no começo de agosto para 45% no novo levantamento do instituto de pesquisas. O prefeito caiu de 42% para 30% na preferência entre os paulistanos que votaram em Tarcísio.
Em meio ao avanço de Marçal entre eleitores conservadores e bolsonaristas, Bolsonaro, ao contrário de Tarcísio, tem mantido distância em relação à campanha de Nunes.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp
Siga a coluna no Instagram
Siga a coluna no Threads