Autor de livro censurado será estrela de encontro literário
Em debate em Paracatu, autor de “O avesso da pele”, Jeferson Tenório, vai abordar censura
atualizado
Compartilhar notícia
Autor de “O avesso da pele”, livro que sofreu censura em escolas estaduais de três estados, o escritor Jeferson Tenório vai debater o assunto em um encontro na Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu, em 5 de junho.
Tenório é um dos convidados do “Sempre um Papo”, onde vai discutir o tema “O avesso da censura: o papel da literatura em ambientes conservadores”.
Lançado em 2020, vencedor do prêmio Jabuti em 2021 e selecionado para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), “O avesso da pele” foi alvo de censura em escolas de Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul.
A obra, que aborda temas como violência policial e racismo, foi alvo de críticas que descambaram para a censura por descrever cenas de sexo, às quais se atribuiu linguagem imprópria para menores de 18 anos.
Além de Tenório, também participarão do “Sempre um Papo” em Paracatu os atores Thiago Lacerda e Bruna Lombardi, em abril e maio.
No próximo 16 de abril, Lacerda vai fazer leituras dramatizadas do livro de poemas eróticos “O Amor Natural”, de Carlos Drummond de Andrade. Em 10 de junho, Bruna vai debater e lançar seu novo livro, “Manual para corações machucados”.
Os debates, que têm entrada gratuita, começarão todos às 19h. O “Sempre um Papo” continuará até o fim do ano, com eventos mensais.
Além do “Sempre um Papo”, Paracatu terá nova edição do Fliparacatu entre 28 de agosto a 1º de setembro.