metropoles.com

Augusto Heleno recua e diz que vai à CPI do 8 de Janeiro do DF

Ministro do GSI do governo Bolsonaro, general Augusto Heleno muda postura e agora promete prestar depoimento à CPI do 8 de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
GDias Augusto Heleno
1 de 1 GDias Augusto Heleno - Foto: Marcos Corrêa/PR

O general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Bolsonaro, recuou e prometeu prestar depoimento à CPI do 8 de janeiro na Câmara Legislativa do DF. Nesta quinta-feira (27/4), Heleno foi convocado pela segunda vez a se explicar à comissão.

No mês passado, Heleno havia avisado aos parlamentares que não iria depor e ameaçou acionar a Justiça. Alegou que foi aconselhado a não “colocar mais gasolina” no assunto. Deputados bolsonaristas chegaram a dizer a colegas que o militar estava com a saúde fragilizada.

Agora, contudo, o bolsonarista garantiu que irá à Câmara Legislativa e pediu que seu depoimento seja marcado para a segunda quinzena de maio. Antes disso, Heleno alegou que estará viajando.

Entre um episódio e outro, uma CPI do 8 de janeiro foi instalada também no Congresso Nacional. Heleno tem grandes chances de ser convocado e, segundo deputados distritais, avalia que um depoimento à CPI local antes disso reduziria seu desgaste.

A convocação de Heleno foi aprovada ainda em março, a pedido do deputado Fábio Felix, do PSol. Além de Heleno acompanhar Jair Bolsonaro de perto nos ataques à eleição, o GSI comandado pelo general recebeu uma pessoa presa no 8 de janeiro e outras acampadas em frente ao QG do Exército.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?