metropoles.com

Atlético-MG quer entrar no processo do STF que definirá futuro da CBF

O clube pediu ao STF para ser Amicus Curiae no processo que definirá se Ednaldo Rodrigues fica ou não na presidência da CBF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniela Veiga / Atlético
Torcia do Atlético/MG na Arena RMV
1 de 1 Torcia do Atlético/MG na Arena RMV - Foto: Daniela Veiga / Atlético

O Atlético-MG fez um pedido ao ministro Gilmar Mendes, do STF, para ser admitido no processo que decidirá se Ednaldo Rodrigues será ou não mantido na presidência da CBF.

O clube pediu para ser Amicus Curiae — um terceiro que entra no processo para fornecer informações ao julgador. Essa ação já tem a CBF e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público nessa condição.

O pedido do Atlético-MG é para tratar sobre a ingerência do Poder Judiciário e do Ministério Público no âmbito esportivo, mas o clube não se posiciona a favor ou contra a recondução de Ednaldo.

Na petição, o clube reclama de processos que envolvem atletas de base. A reclamação central é contra a atuação do Ministério Público que ajuíze ações contra clubes que celebram acordos com atletas da base a partir dos 12 anos.

“Aqui, cumpre esclarecer que não se questiona nesta ADI a legitimidade per se do Ministério Público propor Ações Civis Públicas ou Termos de Ajuste de Conduta contra os times e entidades de prática desportiva formadora de atletas em caso de violação de direitos das crianças e adolescentes, muito menos a competência do Poder Judiciário para julgar essas ações”, diz a petição.

E prossegue:

“Contudo, não se pode admitir a vedação de que atletas não profissionais menores de 14 (quatorze) anos participem de testes de seleção e de categorias de base; sob pena de interferência indevida em questões interna corporis das organizações esportivas”.

A ação está marcada para ser julgada pelo pleno do STF no próximo dia 25.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?