Ativistas negros cobram Lula por mais representatividade na campanha
Em reunião com Lula no Rio de Janeiro na última quinta-feira (7/7), lideranças negras apontaram a falta de representatividade na campanha
atualizado
Compartilhar notícia
Ativistas negros do Rio de Janeiro cobraram Lula por mais representatividade negra em cargos de liderança na campanha ao Planalto. Em reunião com o ex-presidente na quinta-feira (7/7), lideranças comunitárias disseram ao petista que falta diversidade na cúpula do PT.
Na mesa do evento com as lideranças comunitárias fluminenses, havia apenas uma pessoa negra: a deputada e ex-governadora Benedita da Silva, responsável pelo núcleo de evangélicos do PT.
Um dos participantes da reunião foi Rene Silva, ativista e idealizador do jornal comunitário Voz das Comunidades. Silva e outras lideranças negras exigiram de Lula o planejamento de políticas sociais e raciais.
“É importante que tenha pluralidade, que tenha uma construção conjunta. Não basta aquele discurso de sempre, sobre geração de emprego e renda para a população preta. Nós queremos estar no poder. Só faz sentido se estivermos participando dessa construção”, declarou Rene à coluna.
Além disso, o ativista pediu na reunião que Lula e Marcelo Freixo, candidato do PSB ao governo do estado, promovam eventos nas favelas cariocas. Rene defendeu que “a esquerda saia da Zona Sul”.