metropoles.com

Ataques à liberdade de imprensa no Brasil aumentaram 222% em 2020

Liberdade de expressão se deteriorou no governo Bolsonaro, diz relatório internacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

Ataques à liberdade de imprensa no Brasil aumentaram 222% de 2019 para 2020, apontou estudo internacional que será lançado nesta terça-feira (20/7). O Relatório Sombra, elaborado pela organização Voces del Sur, afirmou que a liberdade de expressão no país se deteriorou no governo Jair Bolsonaro, citado no documento por atacar jornalistas.

No ano passado, foram registrados 419 alertas à liberdade de imprensa no país, ante 130 em 2019. A Voces del Sur é uma rede de 13 organizações latino-americanas que monitoram violações à imprensa no continente. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) faz parte do grupo.

Os ataques incluem 159 discursos estigmatizantes; 112 agressões e ataques; 80 restrições na internet; 39 processos judiciais criminais e civis; 13 restrições de acesso à informação; 11 usos abusivos do poder estatal; três detenções arbitrárias; um marco jurídico contrário aos parâmetros internacionais; e um assassinato.

Em 74% dos casos, o Estado foi identificado como autor dos ataques. O Distrito Federal lidera os registros, com 138 alertas de violações, seguido por São Paulo (59) e Rio de Janeiro (29). “A liberdade de expressão, liberdade de imprensa, acesso à informação e a segurança e proteção dos jornalistas no Brasil se deterioraram sob a presidência de Jair Bolsonaro. Liderado por seu chefe de Estado, o governo brasileiro estigmatiza jornalistas, corrói a confiança do público no jornalismo e incentiva a violência de seus apoiadores”, afirmou o relatório, acrescentando:

“O presidente Bolsonaro, seus seguidores, congressistas, autoridades judiciais e promotores atacam jornalistas com frequência e severidade alarmantes”. O documento também alertou para riscos de mais violência contra a imprensa nas eleições de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?