metropoles.com

Assunto proibido sob Bolsonaro, Marielle Franco recebe memorial na EBC

Na gestão Bolsonaro, EBC censurou imagem de Marielle Franco em programa da TV Brasil; estatal também havia proibido termo “ditadura militar”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Memorial das Palavras Proibidas na EBC em homenagem a Marielle Franco
1 de 1 Memorial das Palavras Proibidas na EBC em homenagem a Marielle Franco - Foto: Reprodução

A advogada Marinete Franco, mãe de Marielle Franco, visitou nesta sexta-feira (10/3) a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que sob Jair Bolsonaro impôs censura a diversos temas relacionados à vereadora, incluindo o assassinato. Marinete participou da inauguração de um “Memorial das palavras proibidas”, ilustrado com o rosto da vereadora assassinada há cinco anos em um crime político ainda sem solução.

Em 2019, durante o governo Bolsonaro, a coluna mostrou que a EBC censurou a imagem de Marielle Franco em um programa da TV Brasil; proibiu os termos “ditadura militar” e “golpe militar”; e a menção a “fuzilamento” para noticiar o assassinado de um músico fuzilado pelo Exército.

A imagem da vereadora no programa de televisão aparecia lateralmente e por apenas cinco segundos. Foi o suficiente para a demissão do diretor de programação da estatal e para o vídeo ser publicado novamente sem esse trecho.

Nos próximos dias, já na gestão Lula, a TV Brasil abordará o legado da vereadora em um episódio do programa “Caminhos da reportagem”.

“A Marielle é um símbolo de resistência para todo mundo. É um ícone. Tem o antes e depois da Marielle”, definiu Marinete. Na EBC, Marinete foi recebida pelo diretor-presidente da empresa, Hélio Doyle, pela diretora de Jornalismo, Flávia Filipini, além de ser acolhida por dezenas de empregados da empresa pública.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?