metropoles.com

Associação de Vítimas da Covid pede ao governo Lula revogaço na Saúde

Associação pediu que grupo técnico de Justiça revogue 12 medidas adotadas pelo governo Bolsonaro no combate à Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente bolsonaro mascara coronavírus
1 de 1 Presidente bolsonaro mascara coronavírus - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico) recomendou que o governo Lula revogue pelo menos 12 medidas adotadas pelo mandato de Jair Bolsonaro na área da saúde. A entidade pediu que o Ministério da Saúde retome a emergência em saúde pública, que foi cancelada em abril.

O documento foi enviado na última semana ao grupo técnico de Justiça do gabinete de transição pela presidente da Avico, Paola Falceta. A entidade escreveu que espera ajudar no “revogaço” planejado pela gestão Lula, com vistas a reverter retrocessos do governo Bolsonaro. Outras associações, como o Eles Poderiam Estar Vivos, participaram do trabalho.

Entre as 12 medidas criticadas pela associação estão decretos presidenciais e atos do Ministério da Saúde. Foram citadas a portaria que extinguiu a emergência em saúde pública, notas técnicas que recomendaram remédios ineficazes contra a Covid e a comissão criada para combater o vírus em povos indígenas.

“Sugerimos a manutenção da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, inclusive com as medidas de mitigação necessárias (não aglomeração, uso de máscaras em locais fechados, higienização e vacinação completa) até que a OMS declare o fim da pandemia de Covid”, disse o documento.

A Avico também defendeu a adoção de medidas no combate à doença, a exemplo de auxílios permanentes às vítimas e familiares da Covid. Esta era uma das 17 propostas apresentadas pelo relatório final da CPI da Pandemia no ano passado. Nenhuma foi aprovada pelo Congresso. A entidade também pediu que o governo Lula crie um Museu Nacional da Memória da Pandemia, para registrar a “trágica gestão da Covid pelo Estado brasileiro” e a memória dos 690 mil mortos no país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?