metropoles.com

Assessor de Cláudio Castro mede forças com Alerj na Segurança

A novela entre a política e a Segurança Pública do Rio de Janeiro ganhou um novo capítulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
fernando cezar hakme
1 de 1 fernando cezar hakme - Foto: Reprodução

A novela entre a política e a Segurança Pública do Rio de Janeiro ganhou um novo capítulo: o principal assessor do governador Cláudio Castro, Fernando Cezar Jorge Hakme, entrou em disputa com o presidente da Assembleia Legislativa fluminense pela indicação de delegados de Polícia Civil.

Fernando Cezar Jorge Hakme é inspetor da Polícia Civil aposentado e assessor especial de Castro, e quer indicar nomes de delegados para postos estratégicos da Polícia Civil fluminense. O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e deputados de seu núcleo duro, como Rodrigo Amorim (partido), também têm nomes.

Hakme já teve vitórias. No início de setembro, o governador exonerou Marcus Amim, que é aliado de Bacellar, e nomeou Felipe Curi, que é aliado de Hakme e do ex-secretário de Polícia Civil Allan Turnowski, preso por associação criminosa em 2022. A mudança de grupo no poder da Polícia Civil irritou a Alerj.

(Atualização às 23h de 4 de outubro de 2024. A Comunicação do governo do RJ enviou a seguinte nota: “Não é verdade que o assessor Fernando Hakme entrou em disputa com o presidente da Assembleia Legislativa fluminense pela indicação de delegados de Polícia Civil. Hakme não exerce qualquer ingerência na indicação ou escolha dos cargos de comando da Polícia Civil. Essa é uma atribuição que compete ao secretário da pasta, Felipe Curi.

O novo secretário foi nomeado em 3 de setembro e, conforme pode ser checado no Diário Oficial, nos dias 4 e 5 efetuou as mudanças que julgou pertinentes à sua estrutura, entre elas todos os cargos estratégicos. Hakme salienta que sua atribuição no Governo do Estado é prestar consultoria à gestão na área da segurança pública, tendo em vista sua experiência e conhecimento técnico.

Fernando Hakme destaca ainda que preza pelo respeito ao Poder Legislativo e a todos os parlamentares que atuam na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.”)

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Threads

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?