metropoles.com

As peças históricas do Teatro Experimental Negro em livro

Obra conta com textos de nove peças escritas para o Teatro Experimental Negro, organizada por Abdias Nascimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação e Senador Federal
"Dramas para negros e prólogo para brancos", organizado por Abdias Nascimento é relançado
1 de 1 "Dramas para negros e prólogo para brancos", organizado por Abdias Nascimento é relançado - Foto: Divulgação e Senador Federal

Foi relançada neste mês “Dramas para negros e prólogo para brancos”, coletânea com nove peças teatrais escritas para o Teatro Experimental do Negro (TEN), grupo que revisou a representação dos negros nos palcos. O livro foi organizado por Abdias Nascimento, ativista pelos direitos da pessoa negra, filósofo e político, que ajudou a fundar o TEN e foi um de seus líderes.

O lançamento, além dos textos e do prólogo lançados originalmente em 1961, traz escritos inéditos sobre a relevância do Teatro Experimental Negro na dramaturgia e na luta contra o racismo. O TEN faz 80 anos em 2024.

O volume conta ainda com apresentação de Elisa Larkin Nascimento, diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro); prefácio da pesquisadora e dramaturga Leda Maria Martins; e um ensaio da coreógrafa e multiartista Carmen Luz; além de escritos do próprio Abdias Nascimento e textos biográficos sobre os autores, produzidos pelo historiador Christian Moura. A obra também resgata fotos históricas das primeiras montagens das peças, de autoria de José Medeiros e Carlos Moskovics.

Constam no livro os textos de peças como “O filho pródigo”, de Lúcio Cardoso, “Sortilégio, mistério negro”, de Abdias Nascimento — em sua primeira versão —, “Anjo negro”, de Nelson Rodrigues, entre outros. A nova edição foi lançada pela Temporal Editora em conjunto com o Ipeafro.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?