metropoles.com

As opções para ser número dois de Lewandowski no Ministério da Justiça

Ricardo Lewandowski acertou com Lula que deseja escolher alguém de sua confiança para chefiar a Secretaria-Executiva da pasta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministro Ricardo Lewandowski
1 de 1 Ministro Ricardo Lewandowski - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Ricardo Lewandowski ainda não decidiu quem será seu secretário-executivo no Ministério da Justiça. O ex-ministro do STF já acertou com Lula que deseja escolher alguém de sua confiança para ser seu braço-direito na pasta, e que, embora tenha uma boa avaliação de Ricardo Cappelli, ele não ficará no posto.

O candidato mais forte é o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional e ex-secretário-geral do Supremo quando o tribunal era presidido por Lewandowski. No ano passado, Lewandowski defendeu o nome de Manoel Carlos na disputa pela cadeira do STF para que Cristiano Zanin acabou indicado.

Entretanto, o futuro ministro ainda não decidiu se Manoel Carlos chefiará a Secretaria-Executiva ou a Secretaria Nacional de Justiça, hoje comandada pelo advogado Augusto Arruda Botelho. Lewandowski recebeu a sugestão de manter Botelho na pasta, mas, na visão do ministro, os dois não têm uma relação próxima que justificasse a escolha.

Setores do PT, por sua vez, trabalham para que Lewandowski nomeie Jean Uema, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais e analista do STF. Uema é servidor de carreira do Supremo, mas tampouco tem relação próxima com Lewandowski.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?