As boas notícias do Datafolha a Nunes, além do avanço de 5 pontos
Prefeito de São Paulo, Nunes avançou cinco pontos percentuais e agora lidera numericamente disputa paulistana, segundo Datafolha
atualizado
Compartilhar notícia
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, teve outras boas notícias no Datafolha desta quinta-feira (12/9) além do avanço de cinco pontos percentuais que o levou numericamente à liderança na disputa. Nunes passou de 22% na pesquisa anterior, divulgada em 5 de setembro, para 27% das intenções de voto entre os paulistanos nesta quinta. Ele está empatado tecnicamente com Guilherme Boulos (PSol), que marcou 25%.
Avaliando somente os números do emedebista nos três mais recentes levantamentos do Datafolha, a pesquisa que acaba de sair do forno indica duas tendências sobre ele: rejeição em queda e intenções de voto espontâneas aumentando.
Os eleitores que disseram espontaneamente votar em Ricardo Nunes, isto é, mesmo sem que os pesquisadores tenham lhes apresentado os nomes dos candidatos, foram de 7% em 22 de agosto para 10% em 5 de setembro e chegaram a 14% nesta quinta.
Já a rejeição a Nunes, fator preponderante em um eventual segundo turno, vem em queda: era de 25% em 22 de agosto, passou a 21% em 5 de setembro e agora é de 19%.
Se analisados também os números de Pablo Marçal, principal adversário de Ricardo Nunes na disputa pelos votos conservadores da capital paulista, outras duas boas notícias ao prefeito vêm da pesquisa de hoje.
O candidato do PRTB, que havia passado de 21% para 22% nas intenções de voto na última pesquisa, nesta quinta não só não avançou como oscilou negativamente para 19% da preferência.
Já o movimento ascendente na curva de rejeição de Marçal é bem mais brusco: era de 34%, foi a 38% e agora é de 44% — números que certamente comprometeriam sua competitividade em um segundo turno e já vinham sendo invocados pela campanha de Nunes como argumento por um voto útil no emedebista, de modo a evitar o ex-coach como “porta de entrada” ao psolista Guilherme Boulos numa disputa homem a homem.
O Datafolha fez 1.204 entrevistas presenciais entre os dias 10 e 12 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado junto à Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-07978/2024.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp
Siga a coluna no Instagram
Siga a coluna no Threads