Artistas cobram derrubada de veto de Bolsonaro à Lei Aldir Blanc
Documento enviado aos parlamentares é assinado por Fernanda Montenegro, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros artistas
atualizado
Compartilhar notícia
Artistas enviaram nesta segunda-feira (13/6) uma carta aos parlamentares pedindo a derrubada do veto de Jair Bolsonaro à nova Lei Aldir Blanc, que destina R$ 3 bilhões ao setor cultural. A votação deve acontecer na terça-feira (14/6).
Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Alceu Valença, Gilberto Gil e Chico Buarque assinaram o documento.
A proposta foi aprovada pelo Congresso em março e vetada por Bolsonaro em maio. Apresentado pela deputada Jandira Feghali, do PcdoB do Rio de Janeiro, o texto prevê auxílio ao setor cultural pelos próximos cinco anos.
O objetivo é estender a lei emergencial de mesmo nome criada em 2020, no início da pandemia.
“Não pedimos por estas leis em benefício próprio, pois já temos carreiras bastante sólidas. Pedimos pelos que estão vindo depois de nós e que têm grandes expectativas e também incertezas quanto ao futuro”, afirmaram os artistas no documento “Carta ao Futuro da Cultura Brasileira”, que defendeu ainda a manutenção da Lei Paulo Gustavo, rejeitada pelo presidente em abril e que prevê socorro de R$ 3,8 bilhões à cultura. Os repasses das duas leis seriam feitos por meio de estados e municípios.